Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, Qualquer Um pode Começar agora e fazer um Novo Fim. (Chico Xavier)
A Culpa o Faz Se Sentir Inferior - Trecho do Livro "O PODER DENTRO DE VOCÊ", Louise Hay
Muitas vezes as pessoas lhe dão mensagens negativas, pois essa é a forma mais fácil de manipulá-lo. Se alguém está tentando conseguir alguma coisa procurando fazê-lo se sentir culpado, pergunte-se: “O que ele quer? Por que está agindo assim?” O simples fato de fazer essa indagação a você mesmo o impede de aceitar silenciosamente as pressões, como se estivesse dizendo: “Sim, sou culpado, devo fazer o que ele manda”.
Muitos pais manipulam os filhos utilizando-se da culpa apenas porque foram criados assim e não sabem agir de outra forma. Contam até mentiras às crianças só para elas terem menos vontade própria e serem mais fáceis de educar. Ao se tornar adulta, essa criança continua sendo manipulada por parentes ou amigos, pois não desenvolveu seu auto-respeito.
Muitas pessoas vivem sob uma nuvem de culpa, sentem-se eternamente erradas, incapazes de darem um passo certo e não param de se desculpar. São pessoas que não se perdoam por algo que fizeram no passado, que se menosprezam pelas coisas desagradáveis que acontecem em sua vida. Se você é desse tipo, aprenda a dizer não e a chamar a atenção daqueles que estão tentando usar seu sentimento de culpa para lhe pedir alguma bobagem. Veja bem, não estou dizendo que deva ser grosseiro ao não aceitar o jogo dos outros; treine para falar com toda a simplicidade: “Não, não posso fazer o que você quer”. Não se desculpe, ou estará dando ao manipulador a munição de que ele precisa para forçá-lo a abandonar sua decisão. Seja incisivo e explique por que acha que a ordem que lhe foi dada não é correta. Quando as pessoas perceberem que manipulá-lo é algo que não vai mais dar resultado, pararão de tentar. Lembre-se de que os outros só serão capazes de controlá-lo se você permitir. É até possível que você venha a sentir-se culpado nas primeiras vezes em que disser não, mas tenha em mente que negar em favor de si mesmo é algo que vai ficando cada vez mais fácil com a prática.
Uma aluna minha deu à luz um menino com uma doença cardíaca congênita. Ela sentia-se culpada porque acreditava que havia feito algo de errado durante a gravidez. Infelizmente, a culpa não conserta nada e só causa tristeza e aflição. Fiz essa mulher ver que ninguém era responsável pela enfermidade. Antes de encarnar neste mundo, a alma de seu filho escolhera essa experiência com o objetivo de extrair ensinamentos para ele mesmo e para sua mãe. Meu conselho foi que ela deveria amar muito o bebê, amar muito a si mesma e parar de se culpar por algo que estava fora de sua alçada, criando em torno dela e do filho um ambiente tranquilo e amoroso que possibilitaria uma futura cura.
Se você fez algo que lamenta, pare imediatamente de se culpar. Se se sente culpado por algo que fez no passado, perdoe-se. Se for possível remediar o erro, não hesite em tomar as medidas necessárias para saná-lo e evite repetir a ação. Sempre que a culpa surgir em sua mente, pergunte-se: “No que ainda acredito sobre mim mesmo?”, “A quem estou tentando agradar?” Em seguida, preste atenção às crenças da infância que vão emergindo.
Agora vamos a uma palavrinha sobre acidentes de automóvel. Em geral, as pessoas que sofrem acidentes abrigam dentro de si um sentimento de culpa em um nível muito profundo e têm uma grande necessidade de punição. Sentem que não têm o direito de se defender porque merecem castigo e, então, se tornam seu próprio juiz, júri e executor. Se você está constantemente se envolvendo em acidentes, analise-se e lembre-se de que chegou a hora de você se perdoar e assim se libertar da culpa.
Uma senhora idosa que assistiu a um de meus seminários procurou-me para contar que sentia uma culpa enorme em relação ao seu filho de meia-idade. Filho único, ele se sentia um homem totalmente retraído. A mãe culpava-se por ter sido muita rígida em sua educação, o que em sua opinião, o levara a essa condição. Expliquei a ela que fizera o melhor possível com o conhecimento e percepção que tinha na época e que o filho a escolhera como mãe antes de encarnar nesta vida. Portanto, em um nível espiritual, ele sempre soubera o que estava fazendo. Fiz com que visse também que, ao se culpar, estava desperdiçando energia com algo que não era capaz de mudar, e aconselhei-a a dizer cada vez que sentisse emergir o sentimento de culpa: “Não, não quero sentir isso. Estou disposta a aprender a me amar. Aceito meu filho exatamente como ele é”. A lição é sempre amar a si mesmo. Mesmo que não saibamos como nos amar, o simples fato de estarmos dispostos a isso já produz uma diferença. No caso dessa senhora, o que precisava era aprender a amar a si mesma, e não esforçar-se para curar o filho. Creio firmemente que cada um de nós veio a esta vida para se amar pelo que é. Uma mãe, por mais carinhosa que seja, não pode fazer isso pelo filho.
As religiões organizadas frequentemente são ótimas para fazer as pessoas se sentirem culpadas. Muitas delas chegam ao exagero a fim de manter seus fieis na linha desejada, especialmente quando eles são muito jovens. Contudo, um adulto há muito deixou de ser criança e não tem por que ser mantido em uma determinada linha. Ele é capaz de decidir em que deseja acreditar. Sem dúvida, quando toma uma atitude diferente da que foi imposta por sua religião, a criança que existe nele se sentirá culpada. Todavia, cabe ao adulto mostrar à criança que existe em qualquer pessoa que não há motivos justos para ela se sentir assim.
Quando você sufoca suas emoções cria um caos interior. Ame-se o suficiente para se permitir dar vazão às suas emoções. Deixe que seus sentimentos venham à tona. É possível que você venha a se surpreender chorando muito ou se enraivecendo, de uma maneira que lhe pareça exagerada. Além disso, é bem provável que você tenha de processar muita coisa velha acumulada em seu interior. Aconselho-o a fazer afirmações que o ajudarão a tornar esse processo mais fácil, mais suave e mais confortável, como:
Eu agora libero com facilidade todas as crenças negativas.
É agradável para mim mudar.
Meu caminho agora está se tornando suave.
Estou livre do passado.
Ao fazer essas afirmações, não julgue os sentimentos que forem emergindo, o que só servirá para empurrá-los ainda mais para o fundo. Se você está enfrentando um terrível dilema ou atravessando uma crise, repita constantemente as frases acima e afirme também que está em perfeita segurança e disposto a sentir suas emoções.
O extravasamento de seus sentimentos por intermédio das afirmações positivas trará mudanças benéficas a sua vida.
(Trecho do Livro "O PODER DENTRO DE VOCÊ", Louise Hay)
Cada Pensamento Nosso... - Zíbia Gasparetto
"Cada pensamento nosso, no qual colocamos crédito, provoca uma atitude. Nossas atitudes são frutos de nossas crenças. Agimos de acordo com elas. Cada atitude nossa movimenta as energias ao nosso redor e promove uma reação. É como quando estamos dentro de uma piscina. Qualquer gesto movimenta a água em ondas que vão e vêm, reagindo a nosso contato.
Estamos todos mergulhados na mente universal, como quando estamos dentro da água, cercados de energias. Elas são neutras. São nossas atitudes que lhes dão padrão e as projetam para o futuro, provocando reações dentro do sistema, que reage e responde, devolvendo o resultado.
Toda atitude nossa tem, portanto, uma resposta da vida. Mas como ela age sempre pelo melhor, essa situação não é definitiva. Quantas vezes vimos predições ruins que nunca se realizaram? É que as leis universais não agem para nos castigar ou punir. Em sua sabedoria, sabem que a punição ou o castigo nunca educaram ninguém. Ao contrário, quando modificamos nossas atitudes, elas apagam e substituem aquelas energias negativas que emitimos anteriormente pelas novas e melhores de agora. Com esse critério, aquelas reações dolorosas que estavam programadas em nossa vida são modificadas."
Zíbia Gasparetto
Cuida do Mais Importante !
Certa vez um jovem que recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a outro rei, de uma terra distante. Para essa tarefa recebeu o melhor cavalo do reino para carregá-lo na jornada.
- Cuida do mais importante, e cumprirás a missão! disse o soberano, ao se despedir.
O jovem preparou seu alforje. Escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada na cintura, por baixo das vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava, sequer, em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho, e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.
Para cumprir rapidamente a tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Dessa forma, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe tirava a sela nem a carga, tampouco se preocupava em lhe dar de beber ou comer.
- Assim, meu jovem, acabas perdendo o animal, disse alguém.
- Não me importo, respondeu ele. Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta ele me fará!
Com o passar dos dias, sob tamanho esforço, o pobre animal não suportou mais os maus tratos e caiu morto na estrada. O jovem, simplesmente, o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé. Mas como naquela região havia poucas fazendas e eram muito distantes uma das outras, muito rápido o moço se deu conta da falta que lhe fazia o animal.
Depois de algum tempo ficou exausto e sedento. Para aliviar o peso que carregava já tinha deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei: "cuida do mais importante!" Seu passo se tornou curto e lento e as paradas, freqüentes e longas. Como sabia que poderia desfalecer a qualquer momento, e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde, caiu exausto no pó da estrada onde ficou desacordado por longo tempo. No entanto, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, encontrou-o e cuidou dele.
Quando o jovem recobrou os sentidos, estava de volta à sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido, e sem remorso jogou toda a culpa do insucesso no cavalo "fraco e doente", que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer. O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e se despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos.
Abatido, o jovem deixou o palácio. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia:
"Ao meu irmão, rei da terra do norte. O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem é fiel e sabe reconhecer quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".
Para começar 2012, gostaria que lessem a seguinte mensagem, do incrível Augusto Cury, que realmente faz a gente refletir com suas belas palavras.
Por que sou Espírita?
Estou Com Você...
Em algum lugar, na noite inquieta,
Enquanto você trava sua luta solitária,
Será que você vai se lembrar?
Estou de novo a seu lado.
Como já estive em outros dias,
Quando trilhamos caminhos melhores
É verdade que não posso tocar a sua mão,
Mas sei que você compreenderá.
O Amor não depende do lugar,
Mas só de olhar Um Para o Outro.
O Amor é coisa do coração.
E mesmo vivendo separados,
Aí nunca é longe daqui.
E Aqui nunca é longe Daí,
Para quem gosta de verdade.
Então, se você me amou, nõa sofra,
Os que Amam, Acreditam.
Se precisar de mim, basta chamar.
Afinal, estou com você.
Sejam bem vindos
Translate
About this blog
Seguidores
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim... Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14, vs. 1, 27, 6)
Categorias
- Alan kardec (1)
- Anete Guimarães (3)
- Animais (10)
- Audio (14)
- Audio Livros Espíritas (3)
- Bezerra de Menezes (3)
- Biblioteca Virtual Espírita (1)
- Biografias (2)
- Calunga (2)
- Chico Xavier (16)
- Culto do Evangelho no Lar (3)
- Divaldo Franco (21)
- Documentário (3)
- Emmanuel (3)
- Estudos Doutrina Espirita (5)
- Eurípedes Barsanulfo (1)
- Evangelização Infantil - Textos (5)
- Filme (4)
- Filme - (2)
- Flavio Gikovate (1)
- Fotos (1)
- Irmã Scheilla (6)
- José herculano Pires Irmaõ Saulo) (1)
- José Raul Teixeira (8)
- Livros - Augusto Cury (1)
- Livros - Barbara Ann Brennan (1)
- Livros - Brian Weiss (3)
- Livros - Elisa Masseli (8)
- Livros de Robson Pinheiro (4)
- Livros Espíritas (18)
- Livros Espiritas - Francisco do Espirito Santo (1)
- livros espiritas - Lucius (1)
- Livros Espiritas - Richard Simonetti (3)
- Livros Espíritas - Zibia Gasparetto (6)
- Livros Espíritas André Luiz de Andrade Ruiz / Lucius (Espírito). (1)
- Livros espiritas Jacob Melo (1)
- Livros Espíritas Valter Turini (3)
- Livros Ramatis (2)
- Louise L. Hay (6)
- Luiz Antonio Gasparetto (20)
- Luiz Gasparetto (3)
- Maitu (1)
- Manoel Philomeno de Miranda (1)
- Maria Dolores (1)
- Meimei (4)
- mensagem de amor a minha mãe querida (2)
- mensagem de amor ao meu pai amado (1)
- Mensagem de coração a coração (13)
- Mensagens (99)
- Monja Cohen (2)
- Música Espírita (6)
- Nazareno Feitosa (1)
- Nova Era de Gaya (1)
- Oriah Mountain Dreamer (1)
- OSHO (3)
- Palestra (18)
- Passe virtual - Instituto André Luiz (1)
- Paulo Roberto Gaefke (1)
- poemas e poesias (1)
- pps (3)
- Prece (4)
- psicografado pela médium Sandra Carneiro. (1)
- Richard Simonetti (7)
- São Francisco de Assis (1)
- Serie Nosso lar - André Luiz (2)
- Soror Joana Angélica de Jesus (2)
- Sundararupaya - Sathya Sai Baba darshan video - Sai Baba (1)
- Textos (6)
- Umbral 3/3 (1)
- Umbral1/3 (1)
- Umbral2/3 (1)
- Video (68)
- Wagner Borges (4)
- Waldo Vieira (1)
Minha lista de blogs
-
Família amigos dos animais - Brasil: Abolição para os pássaros cativos...Artigo. - Família amigos dos animais - Brasil: Abolição para os pássaros cativos...Artigo.: Entraves jurídicos, políticos e econômicos para a Abolição dos pássaros c...
Labels
- Alan kardec (1)
- Anete Guimarães (3)
- Animais (10)
- Audio (14)
- Audio Livros Espíritas (3)
- Bezerra de Menezes (3)
- Biblioteca Virtual Espírita (1)
- Biografias (2)
- Calunga (2)
- Chico Xavier (16)
- Culto do Evangelho no Lar (3)
- Divaldo Franco (21)
- Documentário (3)
- Emmanuel (3)
- Estudos Doutrina Espirita (5)
- Eurípedes Barsanulfo (1)
- Evangelização Infantil - Textos (5)
- Filme (4)
- Filme - (2)
- Flavio Gikovate (1)
- Fotos (1)
- Irmã Scheilla (6)
- José herculano Pires Irmaõ Saulo) (1)
- José Raul Teixeira (8)
- Livros - Augusto Cury (1)
- Livros - Barbara Ann Brennan (1)
- Livros - Brian Weiss (3)
- Livros - Elisa Masseli (8)
- Livros de Robson Pinheiro (4)
- Livros Espíritas (18)
- Livros Espiritas - Francisco do Espirito Santo (1)
- livros espiritas - Lucius (1)
- Livros Espiritas - Richard Simonetti (3)
- Livros Espíritas - Zibia Gasparetto (6)
- Livros Espíritas André Luiz de Andrade Ruiz / Lucius (Espírito). (1)
- Livros espiritas Jacob Melo (1)
- Livros Espíritas Valter Turini (3)
- Livros Ramatis (2)
- Louise L. Hay (6)
- Luiz Antonio Gasparetto (20)
- Luiz Gasparetto (3)
- Maitu (1)
- Manoel Philomeno de Miranda (1)
- Maria Dolores (1)
- Meimei (4)
- mensagem de amor a minha mãe querida (2)
- mensagem de amor ao meu pai amado (1)
- Mensagem de coração a coração (13)
- Mensagens (99)
- Monja Cohen (2)
- Música Espírita (6)
- Nazareno Feitosa (1)
- Nova Era de Gaya (1)
- Oriah Mountain Dreamer (1)
- OSHO (3)
- Palestra (18)
- Passe virtual - Instituto André Luiz (1)
- Paulo Roberto Gaefke (1)
- poemas e poesias (1)
- pps (3)
- Prece (4)
- psicografado pela médium Sandra Carneiro. (1)
- Richard Simonetti (7)
- São Francisco de Assis (1)
- Serie Nosso lar - André Luiz (2)
- Soror Joana Angélica de Jesus (2)
- Sundararupaya - Sathya Sai Baba darshan video - Sai Baba (1)
- Textos (6)
- Umbral 3/3 (1)
- Umbral1/3 (1)
- Umbral2/3 (1)
- Video (68)
- Wagner Borges (4)
- Waldo Vieira (1)
Este Blog representa uma contribuição para aqueles que necessitam de obras digitais espíritas,
como é o caso dos Deficientes Visuais e como forma de acesso e divulgação para todos.
É vedado o uso deste arquivo para auferir direta ou indiretamente benefícios financeiros.
Lembre-se de valorizar e reconhecer o trabalho do autor adquirindo suas obras.
Blog Archive
-
▼
2012
(123)
-
▼
janeiro
(10)
- A Culpa o Faz Se Sentir Inferior - Trecho do Livro...
- Sonhos... com cobras..... Divaldo Franco
- Cada Pensamento Nosso... - Zíbia Gasparetto
- Cuida do Mais Importante !
- Em constante Renovação - Emmanuel
- Começar de Novo - Emmanuel
- Para começar 2012, gostaria que lessem a seguinte ...
- Canção - Pensamento Positivo
- Por que sou Espírita?
- Estou Com Você...
-
▼
janeiro
(10)