Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, Qualquer Um pode Começar agora e fazer um Novo Fim. (Chico Xavier)
…e surge o verdadeiro Eu - Osho em "Além das Fronteiras da Mente"
Através do ego a sociedade controla você. Você tem que se comportar de certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo. Você tem que caminhar desse jeito, você tem que rir assim, você deve seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você não sabe onde está, você não sabe quem você é.
Os outros deram-lhe a ideia. E essa ideia é o ego. Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a não ser que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o Eu. Por estar viciado no falso centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o Eu. E lembre-se: vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará se despedaçando, quando você não saberá quem você é, quando você não saberá para onde está indo; quando todos os limites se dissolverão. Você estará simplesmente confuso, um caos.
Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego. Mas tem que ser assim. Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas…
Até mesmo o fato de ser infeliz lhe dá a sensação de “eu sou”. Afastando-se do que é conhecido, o medo toma conta; você começa sentir medo da escuridão e do caos – porque a sociedade conseguiu clarear uma pequena parte de seu ser… É o mesmo que penetrar numa floresta. Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz um cercado, você faz uma pequena cabana; você faz um pequeno jardim, um gramado, e você sente-se bem. Além de sua cerca – a floresta, a selva. Mas aqui dentro tudo está bem: você planejou tudo.
Foi assim que aconteceu. A sociedade abriu uma pequena clareira em sua consciência. Ela limpou apenas uma pequena parte completamente, e cercou-a. Tudo está bem ali. Todas as suas universidades estão fazendo isso. Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte, para que ali você possa se sentir em casa.
E então você passa a sentir medo. Além da cerca existe perigo.
Além da cerca você é, tal como você é dentro da cerca – e sua mente consciente é apenas uma parte, um décimo de todo o seu ser. Nove décimos estão aguardando no escuro. E dentro desses nove décimos, em algum lugar, o seu centro verdadeiro está oculto.
Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.
Por um certo tempo, todos os limite ficarão perdidos. Por um certo tempo, você vai se sentir atordoado. Por um certo tempo, você vai se sentir muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.
Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas. Esse centro é a sua alma, o Eu.
Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos, nasce uma nova ordem. Mas essa não é a ordem da sociedade – essa é a própria ordem da existência.
É o que Buda chama de Dhamma*, Lao Tzu chama de Tao, Heráclito chama de Logos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência. Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo, porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas. No máximo você pode esconder a feiura delas, isso é tudo. Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas…
O ego tem uma certa qualidade: a de que ele está morto. Ele é de plástico. E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você. Você não precisa procurar por ele; a busca não é necessária. Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido, você ainda não terá se tornado um indivíduo. Você é simplesmente mais um na multidão. Você é apenas uma turba. Se você não tem um centro autêntico, como pode ser um indivíduo?
O ego não é individual. O ego é um fenômeno social – ele é a sociedade, não é você. Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade. E se você ficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de encontrar o Eu. E por isso você é tão infeliz. Como você pode ser feliz com uma vida de plástico? Como você pode estar em êxtase ser bem-aventurado com uma vida falsa? E esse ego cria muitos tormentos. O ego é o inferno. Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego segue encontrando motivos para sofrer…
E assim as pessoas se tornam dependentes, umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ele deixa de ser um escravo.
Tente entender isso. E comece a procurar o ego – não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que o falso centro entrou em choque com alguém.
Você esperava algo e isso não aconteceu. Você espera algo e justamente o contrário aconteceu – seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.
As causas não estão fora de você.
A causa básica está dentro de você – mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta: ‘Quem está me tornando infeliz?’ ‘Quem está causando a minha raiva?’ ‘Quem está causando a minha angústia?’
Se você olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia, está oculta dentro de você, é o seu ego.
E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela. Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo – porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.
Mas lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego. Você não o pode abandonar. E se você tentar abandoná-lo, simplesmente estará conseguindo um outro ego mais sutil, que diz: ‘tornei-me humilde’…
Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desse território do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria – então ela simplesmente desaparece. Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece. Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece. Quando você sabe que esse é o inferno, ele desaparece.
E então você nunca diz: ‘eu abandonei o ego’. Você simplesmente irá rir de toda essa história, dessa piada, pois você era o criador de toda essa infelicidade…
É difícil ver o próprio ego. É muito fácil ver o ego nos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.
Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente o observe.
Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Porque não existe outra maneira. Você não pode abandoná-lo antes do tempo. Ele cai exatamente como uma folha seca.
Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo… e então o verdadeiro centro surge.
E esse centro verdadeiro é a alma, o Eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo. Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.”
OSHO, Além das Fronteiras da Mente
*dhamma: Darma ou Dharma (em sânscrito: धर्म, transl. Dharma; em páli Dhamma) significa “Lei Natural” ou “Realidade”. Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o “Caminho para a Verdade Superior”. O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia
Sejam bem vindos
Translate
About this blog
Seguidores
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim... Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14, vs. 1, 27, 6)
Categorias
- Alan kardec (1)
- Anete Guimarães (3)
- Animais (10)
- Audio (14)
- Audio Livros Espíritas (3)
- Bezerra de Menezes (3)
- Biblioteca Virtual Espírita (1)
- Biografias (2)
- Calunga (2)
- Chico Xavier (16)
- Culto do Evangelho no Lar (3)
- Divaldo Franco (21)
- Documentário (3)
- Emmanuel (3)
- Estudos Doutrina Espirita (5)
- Eurípedes Barsanulfo (1)
- Evangelização Infantil - Textos (5)
- Filme (4)
- Filme - (2)
- Flavio Gikovate (1)
- Fotos (1)
- Irmã Scheilla (6)
- José herculano Pires Irmaõ Saulo) (1)
- José Raul Teixeira (8)
- Livros - Augusto Cury (1)
- Livros - Barbara Ann Brennan (1)
- Livros - Brian Weiss (3)
- Livros - Elisa Masseli (8)
- Livros de Robson Pinheiro (4)
- Livros Espíritas (18)
- Livros Espiritas - Francisco do Espirito Santo (1)
- livros espiritas - Lucius (1)
- Livros Espiritas - Richard Simonetti (3)
- Livros Espíritas - Zibia Gasparetto (6)
- Livros Espíritas André Luiz de Andrade Ruiz / Lucius (Espírito). (1)
- Livros espiritas Jacob Melo (1)
- Livros Espíritas Valter Turini (3)
- Livros Ramatis (2)
- Louise L. Hay (6)
- Luiz Antonio Gasparetto (20)
- Luiz Gasparetto (3)
- Maitu (1)
- Manoel Philomeno de Miranda (1)
- Maria Dolores (1)
- Meimei (4)
- mensagem de amor a minha mãe querida (2)
- mensagem de amor ao meu pai amado (1)
- Mensagem de coração a coração (13)
- Mensagens (99)
- Monja Cohen (2)
- Música Espírita (6)
- Nazareno Feitosa (1)
- Nova Era de Gaya (1)
- Oriah Mountain Dreamer (1)
- OSHO (3)
- Palestra (18)
- Passe virtual - Instituto André Luiz (1)
- Paulo Roberto Gaefke (1)
- poemas e poesias (1)
- pps (3)
- Prece (4)
- psicografado pela médium Sandra Carneiro. (1)
- Richard Simonetti (7)
- São Francisco de Assis (1)
- Serie Nosso lar - André Luiz (2)
- Soror Joana Angélica de Jesus (2)
- Sundararupaya - Sathya Sai Baba darshan video - Sai Baba (1)
- Textos (6)
- Umbral 3/3 (1)
- Umbral1/3 (1)
- Umbral2/3 (1)
- Video (68)
- Wagner Borges (4)
- Waldo Vieira (1)
Minha lista de blogs
-
Família amigos dos animais - Brasil: Abolição para os pássaros cativos...Artigo. - Família amigos dos animais - Brasil: Abolição para os pássaros cativos...Artigo.: Entraves jurídicos, políticos e econômicos para a Abolição dos pássaros c...
Labels
- Alan kardec (1)
- Anete Guimarães (3)
- Animais (10)
- Audio (14)
- Audio Livros Espíritas (3)
- Bezerra de Menezes (3)
- Biblioteca Virtual Espírita (1)
- Biografias (2)
- Calunga (2)
- Chico Xavier (16)
- Culto do Evangelho no Lar (3)
- Divaldo Franco (21)
- Documentário (3)
- Emmanuel (3)
- Estudos Doutrina Espirita (5)
- Eurípedes Barsanulfo (1)
- Evangelização Infantil - Textos (5)
- Filme (4)
- Filme - (2)
- Flavio Gikovate (1)
- Fotos (1)
- Irmã Scheilla (6)
- José herculano Pires Irmaõ Saulo) (1)
- José Raul Teixeira (8)
- Livros - Augusto Cury (1)
- Livros - Barbara Ann Brennan (1)
- Livros - Brian Weiss (3)
- Livros - Elisa Masseli (8)
- Livros de Robson Pinheiro (4)
- Livros Espíritas (18)
- Livros Espiritas - Francisco do Espirito Santo (1)
- livros espiritas - Lucius (1)
- Livros Espiritas - Richard Simonetti (3)
- Livros Espíritas - Zibia Gasparetto (6)
- Livros Espíritas André Luiz de Andrade Ruiz / Lucius (Espírito). (1)
- Livros espiritas Jacob Melo (1)
- Livros Espíritas Valter Turini (3)
- Livros Ramatis (2)
- Louise L. Hay (6)
- Luiz Antonio Gasparetto (20)
- Luiz Gasparetto (3)
- Maitu (1)
- Manoel Philomeno de Miranda (1)
- Maria Dolores (1)
- Meimei (4)
- mensagem de amor a minha mãe querida (2)
- mensagem de amor ao meu pai amado (1)
- Mensagem de coração a coração (13)
- Mensagens (99)
- Monja Cohen (2)
- Música Espírita (6)
- Nazareno Feitosa (1)
- Nova Era de Gaya (1)
- Oriah Mountain Dreamer (1)
- OSHO (3)
- Palestra (18)
- Passe virtual - Instituto André Luiz (1)
- Paulo Roberto Gaefke (1)
- poemas e poesias (1)
- pps (3)
- Prece (4)
- psicografado pela médium Sandra Carneiro. (1)
- Richard Simonetti (7)
- São Francisco de Assis (1)
- Serie Nosso lar - André Luiz (2)
- Soror Joana Angélica de Jesus (2)
- Sundararupaya - Sathya Sai Baba darshan video - Sai Baba (1)
- Textos (6)
- Umbral 3/3 (1)
- Umbral1/3 (1)
- Umbral2/3 (1)
- Video (68)
- Wagner Borges (4)
- Waldo Vieira (1)
Este Blog representa uma contribuição para aqueles que necessitam de obras digitais espíritas,
como é o caso dos Deficientes Visuais e como forma de acesso e divulgação para todos.
É vedado o uso deste arquivo para auferir direta ou indiretamente benefícios financeiros.
Lembre-se de valorizar e reconhecer o trabalho do autor adquirindo suas obras.
Blog Archive
-
▼
2011
(168)
-
▼
setembro
(51)
- O que Pensam de Mim? - Saul Brandalise Jr.
- MUDANÇAS
- Sinais de Alarme - pelo Espírito Scheilla.
- Olhe pra trás e veja o caminho percorrido, a exper...
- Missionários da Luz - Chico Xavier - André Luiz - ...
- Gasparetto - Meditação - Voltando pra Casa
- CALUNGA - GASPARETTO - felicidade em 1º lugar
- Palestra "AutoPerdão: Felicidade Sem Culpa" do Sem...
- Suiícidio e suas Consequências - Gerson Simões Mo...
- Barbara Ann Brennan - Mãos de Luz
- O PASSE
- Filosofia Espírita para Crianças Uma proposta peda...
- VIDEO CLIPE - SIM PARA O AMOR - PLINIO OLIVEIRA
- O vestidinho vermelho - Wellington Balbo
- Zibia Gasparetto - 29 obras espiritas
- Curso de preparação para Evangelizar
- Nunca mais permita que o desânimo estrague a sua v...
- Se Você Acredita, Parece Verdade - Trecho do Livro...
- A Culpa o Faz Se Sentir Inferior - Trecho do Livro...
- A graça da Cura - Magnetismo Curativo
- Mediunidade - Edgar Armond
- Tristeza - Monja Coen
- ESTUDO SOBRE PASSE
- Como dialogar com seu Anjo Protetor ou Anjo da Gua...
- DIMENSÃO DO TER E DO SER - RAUL TEIXEIRA - MP3
- Amas o Bastante?
- Eu Tenho a Ti , JESUS
- Entre o Amor e a Guerra - Zibia Gasparetto - Lucius
- O Amor Venceu - Zíbia Gasparetto
- Se Abrindo Para A Vida - Zíbia Gasparetto
- Caminho da Paz - Meimei - Psicografado por Chico X...
- Agradeça por tudo e por todos. Diga sim ao Univers...
- …e surge o verdadeiro Eu - Osho em "Além das Front...
- O Poder das Afirmações Positivas - Louise Hay
- Sinta-se acolhido por Deus. Sinta-se no colo Dele ...
- Desfrute o que a vida pode lhe dar… - Luiz Antônio...
- Pensamento Tem Forma? - Zíbia Gasparetto
- O Amor Jamais Te Esquece / André Luiz de Andrade R...
- Gasparetto__Curso_Vida_E_Consciência.
- Firme e Forte como o Carvalho
- Prece da Luz - Emmanuel, por Chico Xavier
- Agradecendo o Universo - Trecho do Livro "Gratidão...
- Não Se Deixe Desestimular
- Fita o Céu - Paulo Roberto Gaefke
- Gasparetto - Voce Está Onde Se Põe | Renovando Ati...
- Gasparetto - Voce Está Onde Se Põe
- O que é preciso para ser feliz? - Luiz Antônio Gas...
- Agora é a sua vez! - Luis Carlos Mazzini
- Calunga Gasparetto -Culpa Submissao Pretensao Inte...
- Gasparetto - Emoções Sentimentos Raiva Amor By Dan...
- Animais, nossos irmãos
-
▼
setembro
(51)
0 comentários:
Postar um comentário